Pedagogia

ALUNO MONOGRAFIA    CURSO
Andressa Frich Servin Os (não) Avanços na Formação Docente na Perspectiva da Educação Especial para o Ensino Comum: um estudo de caso em Ponta Porã – MS. Pedagogia
Carmem Alice Acosta  Grafismo Infantil como fonte para o desenvolvimento ensino e aprendizagem para crianças de 03 a 04 anos da Rede Municipal de Ponta Porã-MS. Pedagogia
Daniela Alves Macena A brincadeira como um facilitador na aprendizagem das crianças da Educação Infantil de 04 a 05 anos. Pedagogia
Ellen Caroline Alves da Silva OS DESAFIOS DA INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEMPLANDO AS CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS. Pedagogia
Leticia Vieira de Oliveira A Importância da Psicomotricidade no Contexto da Avaliação, para Crianças de Um a Dois Anos. Pedagogia
Mayra Aline Clarindo Viana Dislexia, Identificar ou Diagnosticar Para a Inclusão Escolar Acontecer: um estudo de caso em Ponta Porã – MS. Pedagogia
Rosilei Daiane Ussuna Sanches O Lúdico no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso com criança com Transtorno Déficit de Atenção (TDAH) na Educação Infantil. Pedagogia
 QUEIROZ, Adrieli da Silva. A importância da psicopedagogia para a educação infantil em uma escola pública de Amambai-MS 2018. Pedagogia
SILVA, Bruna Figueiredo A afetividade como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso na Rede Municipal de Ponta Porã- MS, Pedagogia
BARROS, Daniele Alves Ricardo. O Lúdico no processo de ensino e aprendizagem na EJA: Um estudo de caso com professores. Pedagogia
OLIVEIRA, Érica Anastácio. Perfil dos egressos do curso de Pedagogia das Faculdades Magsul. Pedagogia
MARTINS, Laís Fernandes. Jogos e Brincadeiras como Processo De Ensino Aprendizagem Na Educação Infantil Pedagogia
ANASTÁCIO, Natália de Almeida. As inteligências múltiplas na Educação Infantil: Um estudo de caso sobre a prática docente em uma escola particular de Ponta Porã-MS. Pedagogia
SANCHES, Rafael Gonçalves. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE ARAL MOREIRA-MS. Pedagogia
CHIARI, Tamiris Aparecida Palácios. A ação docente frente à autonomia do aluno na Educação Infantil. Pedagogia
ALUNO MONOGRAFIA CURSO
 Adelina Rocha Siqueira Tecnologia assistiva: recurso facilitador no ensino e aprendizagem do aluno surdo Pedagogia
Adilson Bernal A eficácia do ensino de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Pedagogia
Adriana Alcântara dos Santos É possível alfabetizar diante a multiculturalidade? Quais os fatores são considerados obstáculos na alfabetização multicultural? No 1º ano  B do Ensino Fundamental na Escola Polo Municipal professora Dora Landolfi. Alfabetização e Multiculturalismo na prática escola. Pedagogia
Ana Claudia N. Boller da Silveira Culturas em sala de aula: Desafios e perspectivas para a pedagoga nas aulas de língua portuguesa na região de fronteira: De que forma a pedagoga aborda a cultura sem sala de 4º ano do Ensino Fundamental durante as aulas de língua portuguesa? Pedagogia
Angela Cristina da Silva Ferreira A hiperatividade e suas conseqüências no processo ensino aprendizagem na educação. Pedagogia
Anne Beatriz França Lopes O processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular do Ensino Fundamental. Pedagogia
Beatriz A. Villa Alta Machado Literatura infantil: a arte de encantar e contar histórias na educação infantil Pedagogia
Bruna Estefani Fernandes Meireles Jogos e Brincadeiras: O Desenvolvimento Cognitivo na Educação Infantil Pedagogia
Carla Elis Schimits Como é trabalhada a contagem de história no processo de aprendizagem no 2º ano de uma Escola pública do Município de Ponta Porã. Pedagogia
Carolina dos Santos Araujo Educação Lúdica: Hipótese, Jogos e Brincadeiras. Qual a sua relevância na aprendizagem dos alunos na educação infantil. Pedagogia
Caroline Limonge Silva Musicalização na educação infantil: uma reflexão sobre as contribuições da música no desenvolvimento da criança Pedagogia
Caticilene Falcão Afonso Brinquedoteca: Uma aprendizagem significativa na Educação Infantil de 4 e 5 anos. Pedagogia
Célia dos Santos Arguelho Ensino Religioso uma breve reflexão sobre o cenário municipal de Ponta Porã – MS. Pedagogia
Cintia Souza A educação e a prática do pedagogo como formadores de leitores: Um estudo e caso no 3º ano do Ensino Fundamental. Pedagogia
Clarice da Silva Tavares O papel do pedagogo na formação da personalidade infantil através da literatura. Pedagogia
Cleia Regina Torres Marques Schuster A importância da contação de histórias infantis em uma escola da rede pública municipal de Ponta Porã/MS: olhares  investigativos a partir de uma sequencia didática. Pedagogia
Clotilde Duarte Ruiz Educação e multiculturalismo: Um estudo de caso na sala do 4º ano dos anos iniciais da Escola Municipal Ramiro Noronha. Pedagogia
Cristiane Alves da Silva Como o multiculturalismo está sendo trabalhado em uma escola pública na região de fronteira Pedagogia
Doralina Garcia de Lima Música na Educação Infantil sob um olhar cultural com crianças do Jardim. Pedagogia
Edna Benites de Araújo Estudo comparativo frente à prática docente com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental advinhos da Educação infantil e ingressantes diretos do Ensino em questão Ponta Porã – MS/2011. Pedagogia
Elaine Dorneles Gomes Deficiência auditiva: Estudo de caso no 1º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Ponta Porã. Pedagogia
Eliane dos Santos Conrado Salas de recursos multifuncionais: Quais são as provocações e miragens da/o pedagoga/o frente às diversidades? Pedagogia
Eliane Oliveira Franco Leitura nos anos iniciais, no terceiro ano do ensino fundamental: Estudo de caso na fronteira frente à multiculturalidade. Pedagogia
Elida Daiane Oviedo Ajala Há diferença para o pedagogo(a) no processo de alfabetização do 1º ano iniciais entre uma escola do campo e uma escola urbana? Pedagogia
Elisangela Dorneles de Andrade Almeida Diversidade cultural no currículo escolar: Uma reflexão em uma escola da fronteira. Pedagogia
Elizandra dos Santos Lima Educação de jovens e adultos: Um estudo sobre os desafios e perspectivas do estudante trabalhador na Escola Estadual Joaquim Murtinho/ 2013 Pedagogia
Emanuelle Rezzadori A importância da lucidade no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil. Pedagogia
Emilly Tayane Valdez Pais Acessibilidade: Uma questão para o pedagogo da fronteira. Pedagogia
Eva Estela Lopes Educação infantil: um olhar sobre o direito da criança no binômio cuidar e educar Pedagogia
Fernanda Jéssica Rocha Siqueira Palácio Indisciplina escolar: a prática pedagógica do professor pode auxiliar a reduzir a indisciplina. Pedagogia
Flaviane Andrade Insfran O ensino de História e o arco Íris cultural: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr.Miguel Marcondes Armando. Pedagogia
Franciely Pich Icassatti A sala de recursos multifuncionais da Escola Pólo Municipal Marcondes Fernandes Pereira: Desafios e perspectivas. Pedagogia
Gislene Pinha da Silva Cuidar e educar: As funções da Educação Infantil através do olhar do professor. Pedagogia
Glória Suely Cristaldo Arce Planejamento: Principais dificuldades que o pedagogo encontra no momento de planejar suas aulas frente à multiculturalidade em sala de aula. Pedagogia
Graciele Lima da Silva Educação de Jovens e Adultos: O caminho percorrido por uma acadêmica do curso de pedagogia na busca do conhecimento e compreensão da política desenvolvida pelo município de Ponta Porã/MS 2005-2011. Pedagogia
Guilherme Limonge Martinez Um estudo de caso sobre o conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB em um município de região de fronteira/2016 Pedagogia
Iraci Adriana de oliveira Educação de Jovens e adultos: Um estudo sobre o perfil do professor na rede municipal de ensino de Ponta Porã – 2012 Pedagogia
Ireni Pereira de Souza Paixão Dislexia: O papel do professor frente a essas dificuldades na aprendizagem. Pedagogia
Jaqueline Patrícia Zanitti Educação inclusiva: um estudo sobre a política educacional para estudantes com deficiência/2016 Pedagogia
Larice Aparecida Agostini Schmeing O lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança de 04 a 05 anos em uma escola rural no Município de Aral Moreira/MS Pedagogia
Patrícia Ayres Vera Leitura: Um estudo sobre a metodologia que o professor utiliza para fazer com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Pedagogia
Patricia Lopes Domingues O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de educação de Ponta Porã. Pedagogia
Patricia Marques Regis Pedagogo e educação infantil: Adaptação de crianças de diferentes culturas na região de fronteira rumo ao ensino fundamental. Pedagogia
Renan de Oliveira Escobar As novas tecnologias educacionais – Reflexões sobre a prática nas salas de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier: Antonio João/MS. Pedagogia
Rute de Oliveira Santos Koprowski Educação  Ambiental: Um estudo de caso em uma escola de Ponta Porã/MS. Pedagogia
Rutinéia Maria de Souza Ensino de história no 5º ano do Ensino Fundamental: Culturas diferentes em sala de aula. Pedagogia
Salvadoura Cardoso Ossuna Ludicidade, desafios e perspectivas na sala do 1º ano dos anos iniciais. Pedagogia
Sara Picorelli de Albuquerque Souza Conteúdos indicados no referencial curricular nacional: O lúdico e as brincadeiras na educação infantil. Um estudo de caso no CEI Aline em Antônio João –MS. Pedagogia
Silvana Icassate Rodrigues Ovelar A formação continuada dos pedagogos na região de fronteira à multiculturalidade. Pedagogia
Simone Gomes da Mota A inserção das paisagens turísticas urbanas do município de Bela Vista – MS na disciplina de Geografia  no 5º ano do Ensino Fundamental. Pedagogia
Soraya Sayuri Koga Um estudo de caso sobre a contribuição crítico-social das atividades com música no ensino fundamental em duas escolas de Ponta Porã MS/2011. Pedagogia
Tatiane Barros Camargo Formação de leitores críticos: Uma análise das práticas em uma escola da região de fronteira. Pedagogia
Tatiane da Costa Silva Jogos cooperativos e suas contribuições para o processo de aprendizagem na educação infantil Pedagogia
Tathiane Árevalo Afonso Assessoramento pedagógico: um estudo de caso sobre o atendimento da secretaria municipal de educação aos professores dos anos iniciais do fundamental – 2015 Pedagogia
Vanusa Silva de Abreu Escola de tempo integral: Um estudo sobre o projeto da Escola Pólo Municipal Jardim Ivone – 2012. Pedagogia
Veronica Casco Afonso Concepções sobre orientação sexual em uma turma das séries finais do Ensino Fundamental: Uma análise de elementos do discurso. Pedagogia
Walquiria Rosso Torres Escobar Atitude do pedagogo para alfabetizar crianças multiculturais da região de fronteira. Pedagogia