ALUNO | MONOGRAFIA | CURSO |
Andressa Frich Servin | Os (não) Avanços na Formação Docente na Perspectiva da Educação Especial para o Ensino Comum: um estudo de caso em Ponta Porã – MS. | Pedagogia |
Carmem Alice Acosta | Grafismo Infantil como fonte para o desenvolvimento ensino e aprendizagem para crianças de 03 a 04 anos da Rede Municipal de Ponta Porã-MS. | Pedagogia |
Daniela Alves Macena | A brincadeira como um facilitador na aprendizagem das crianças da Educação Infantil de 04 a 05 anos. | Pedagogia |
Ellen Caroline Alves da Silva | OS DESAFIOS DA INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEMPLANDO AS CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS. | Pedagogia |
Leticia Vieira de Oliveira | A Importância da Psicomotricidade no Contexto da Avaliação, para Crianças de Um a Dois Anos. | Pedagogia |
Mayra Aline Clarindo Viana | Dislexia, Identificar ou Diagnosticar Para a Inclusão Escolar Acontecer: um estudo de caso em Ponta Porã – MS. | Pedagogia |
Rosilei Daiane Ussuna Sanches | O Lúdico no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso com criança com Transtorno Déficit de Atenção (TDAH) na Educação Infantil. | Pedagogia |
QUEIROZ, Adrieli da Silva. | A importância da psicopedagogia para a educação infantil em uma escola pública de Amambai-MS 2018. | Pedagogia |
SILVA, Bruna Figueiredo | A afetividade como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso na Rede Municipal de Ponta Porã- MS, | Pedagogia |
BARROS, Daniele Alves Ricardo. | O Lúdico no processo de ensino e aprendizagem na EJA: Um estudo de caso com professores. | Pedagogia |
OLIVEIRA, Érica Anastácio. | Perfil dos egressos do curso de Pedagogia das Faculdades Magsul. | Pedagogia |
MARTINS, Laís Fernandes. | Jogos e Brincadeiras como Processo De Ensino Aprendizagem Na Educação Infantil | Pedagogia |
ANASTÁCIO, Natália de Almeida. | As inteligências múltiplas na Educação Infantil: Um estudo de caso sobre a prática docente em uma escola particular de Ponta Porã-MS. | Pedagogia |
SANCHES, Rafael Gonçalves. | TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE ARAL MOREIRA-MS. | Pedagogia |
CHIARI, Tamiris Aparecida Palácios. | A ação docente frente à autonomia do aluno na Educação Infantil. | Pedagogia |
ALUNO | MONOGRAFIA | CURSO |
Adelina Rocha Siqueira | Tecnologia assistiva: recurso facilitador no ensino e aprendizagem do aluno surdo | Pedagogia |
Adilson Bernal | A eficácia do ensino de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. | Pedagogia |
Adriana Alcântara dos Santos | É possível alfabetizar diante a multiculturalidade? Quais os fatores são considerados obstáculos na alfabetização multicultural? No 1º ano B do Ensino Fundamental na Escola Polo Municipal professora Dora Landolfi. Alfabetização e Multiculturalismo na prática escola. | Pedagogia |
Ana Claudia N. Boller da Silveira | Culturas em sala de aula: Desafios e perspectivas para a pedagoga nas aulas de língua portuguesa na região de fronteira: De que forma a pedagoga aborda a cultura sem sala de 4º ano do Ensino Fundamental durante as aulas de língua portuguesa? | Pedagogia |
Angela Cristina da Silva Ferreira | A hiperatividade e suas conseqüências no processo ensino aprendizagem na educação. | Pedagogia |
Anne Beatriz França Lopes | O processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular do Ensino Fundamental. | Pedagogia |
Beatriz A. Villa Alta Machado | Literatura infantil: a arte de encantar e contar histórias na educação infantil | Pedagogia |
Bruna Estefani Fernandes Meireles | Jogos e Brincadeiras: O Desenvolvimento Cognitivo na Educação Infantil | Pedagogia |
Carla Elis Schimits | Como é trabalhada a contagem de história no processo de aprendizagem no 2º ano de uma Escola pública do Município de Ponta Porã. | Pedagogia |
Carolina dos Santos Araujo | Educação Lúdica: Hipótese, Jogos e Brincadeiras. Qual a sua relevância na aprendizagem dos alunos na educação infantil. | Pedagogia |
Caroline Limonge Silva | Musicalização na educação infantil: uma reflexão sobre as contribuições da música no desenvolvimento da criança | Pedagogia |
Caticilene Falcão Afonso | Brinquedoteca: Uma aprendizagem significativa na Educação Infantil de 4 e 5 anos. | Pedagogia |
Célia dos Santos Arguelho | Ensino Religioso uma breve reflexão sobre o cenário municipal de Ponta Porã – MS. | Pedagogia |
Cintia Souza | A educação e a prática do pedagogo como formadores de leitores: Um estudo e caso no 3º ano do Ensino Fundamental. | Pedagogia |
Clarice da Silva Tavares | O papel do pedagogo na formação da personalidade infantil através da literatura. | Pedagogia |
Cleia Regina Torres Marques Schuster | A importância da contação de histórias infantis em uma escola da rede pública municipal de Ponta Porã/MS: olhares investigativos a partir de uma sequencia didática. | Pedagogia |
Clotilde Duarte Ruiz | Educação e multiculturalismo: Um estudo de caso na sala do 4º ano dos anos iniciais da Escola Municipal Ramiro Noronha. | Pedagogia |
Cristiane Alves da Silva | Como o multiculturalismo está sendo trabalhado em uma escola pública na região de fronteira | Pedagogia |
Doralina Garcia de Lima | Música na Educação Infantil sob um olhar cultural com crianças do Jardim. | Pedagogia |
Edna Benites de Araújo | Estudo comparativo frente à prática docente com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental advinhos da Educação infantil e ingressantes diretos do Ensino em questão Ponta Porã – MS/2011. | Pedagogia |
Elaine Dorneles Gomes | Deficiência auditiva: Estudo de caso no 1º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Ponta Porã. | Pedagogia |
Eliane dos Santos Conrado | Salas de recursos multifuncionais: Quais são as provocações e miragens da/o pedagoga/o frente às diversidades? | Pedagogia |
Eliane Oliveira Franco | Leitura nos anos iniciais, no terceiro ano do ensino fundamental: Estudo de caso na fronteira frente à multiculturalidade. | Pedagogia |
Elida Daiane Oviedo Ajala | Há diferença para o pedagogo(a) no processo de alfabetização do 1º ano iniciais entre uma escola do campo e uma escola urbana? | Pedagogia |
Elisangela Dorneles de Andrade Almeida | Diversidade cultural no currículo escolar: Uma reflexão em uma escola da fronteira. | Pedagogia |
Elizandra dos Santos Lima | Educação de jovens e adultos: Um estudo sobre os desafios e perspectivas do estudante trabalhador na Escola Estadual Joaquim Murtinho/ 2013 | Pedagogia |
Emanuelle Rezzadori | A importância da lucidade no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil. | Pedagogia |
Emilly Tayane Valdez Pais | Acessibilidade: Uma questão para o pedagogo da fronteira. | Pedagogia |
Eva Estela Lopes | Educação infantil: um olhar sobre o direito da criança no binômio cuidar e educar | Pedagogia |
Fernanda Jéssica Rocha Siqueira Palácio | Indisciplina escolar: a prática pedagógica do professor pode auxiliar a reduzir a indisciplina. | Pedagogia |
Flaviane Andrade Insfran | O ensino de História e o arco Íris cultural: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr.Miguel Marcondes Armando. | Pedagogia |
Franciely Pich Icassatti | A sala de recursos multifuncionais da Escola Pólo Municipal Marcondes Fernandes Pereira: Desafios e perspectivas. | Pedagogia |
Gislene Pinha da Silva | Cuidar e educar: As funções da Educação Infantil através do olhar do professor. | Pedagogia |
Glória Suely Cristaldo Arce | Planejamento: Principais dificuldades que o pedagogo encontra no momento de planejar suas aulas frente à multiculturalidade em sala de aula. | Pedagogia |
Graciele Lima da Silva | Educação de Jovens e Adultos: O caminho percorrido por uma acadêmica do curso de pedagogia na busca do conhecimento e compreensão da política desenvolvida pelo município de Ponta Porã/MS 2005-2011. | Pedagogia |
Guilherme Limonge Martinez | Um estudo de caso sobre o conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB em um município de região de fronteira/2016 | Pedagogia |
Iraci Adriana de oliveira | Educação de Jovens e adultos: Um estudo sobre o perfil do professor na rede municipal de ensino de Ponta Porã – 2012 | Pedagogia |
Ireni Pereira de Souza Paixão | Dislexia: O papel do professor frente a essas dificuldades na aprendizagem. | Pedagogia |
Jaqueline Patrícia Zanitti | Educação inclusiva: um estudo sobre a política educacional para estudantes com deficiência/2016 | Pedagogia |
Larice Aparecida Agostini Schmeing | O lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança de 04 a 05 anos em uma escola rural no Município de Aral Moreira/MS | Pedagogia |
Patrícia Ayres Vera | Leitura: Um estudo sobre a metodologia que o professor utiliza para fazer com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. | Pedagogia |
Patricia Lopes Domingues | O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de educação de Ponta Porã. | Pedagogia |
Patricia Marques Regis | Pedagogo e educação infantil: Adaptação de crianças de diferentes culturas na região de fronteira rumo ao ensino fundamental. | Pedagogia |
Renan de Oliveira Escobar | As novas tecnologias educacionais – Reflexões sobre a prática nas salas de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier: Antonio João/MS. | Pedagogia |
Rute de Oliveira Santos Koprowski | Educação Ambiental: Um estudo de caso em uma escola de Ponta Porã/MS. | Pedagogia |
Rutinéia Maria de Souza | Ensino de história no 5º ano do Ensino Fundamental: Culturas diferentes em sala de aula. | Pedagogia |
Salvadoura Cardoso Ossuna | Ludicidade, desafios e perspectivas na sala do 1º ano dos anos iniciais. | Pedagogia |
Sara Picorelli de Albuquerque Souza | Conteúdos indicados no referencial curricular nacional: O lúdico e as brincadeiras na educação infantil. Um estudo de caso no CEI Aline em Antônio João –MS. | Pedagogia |
Silvana Icassate Rodrigues Ovelar | A formação continuada dos pedagogos na região de fronteira à multiculturalidade. | Pedagogia |
Simone Gomes da Mota | A inserção das paisagens turísticas urbanas do município de Bela Vista – MS na disciplina de Geografia no 5º ano do Ensino Fundamental. | Pedagogia |
Soraya Sayuri Koga | Um estudo de caso sobre a contribuição crítico-social das atividades com música no ensino fundamental em duas escolas de Ponta Porã MS/2011. | Pedagogia |
Tatiane Barros Camargo | Formação de leitores críticos: Uma análise das práticas em uma escola da região de fronteira. | Pedagogia |
Tatiane da Costa Silva | Jogos cooperativos e suas contribuições para o processo de aprendizagem na educação infantil | Pedagogia |
Tathiane Árevalo Afonso | Assessoramento pedagógico: um estudo de caso sobre o atendimento da secretaria municipal de educação aos professores dos anos iniciais do fundamental – 2015 | Pedagogia |
Vanusa Silva de Abreu | Escola de tempo integral: Um estudo sobre o projeto da Escola Pólo Municipal Jardim Ivone – 2012. | Pedagogia |
Veronica Casco Afonso | Concepções sobre orientação sexual em uma turma das séries finais do Ensino Fundamental: Uma análise de elementos do discurso. | Pedagogia |
Walquiria Rosso Torres Escobar | Atitude do pedagogo para alfabetizar crianças multiculturais da região de fronteira. | Pedagogia |