A campanha de prevenção ao câncer de mama intitulada “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos, com o intuito de conscientizar e chamar a atenção das mulheres para a luta contra o câncer. Simbolizada pelo lacinho rosa, a campanha marca a luta de todas as mulheres contra o óbito e a mutilação pela doença. No Brasil, a campanha iniciou no dia 02 de outubro de 2001, por um grupo de mulheres, sobreviventes ao câncer.

A Escola Magsul aderiu à campanha, promovendo ações por meio do curso Técnico em Enfermagem, tendo como objetivo a conscientização do maior número de homens e mulheres possíveis. O curso ofereceu palestras sobre a temática junto a todos os cursos das Faculdades Magsul e FIP/Magsul

A esse respeito, a diretora, a Professora Pós- Doutora Maria de Fatima Viegas Josgrilbert da Escola Magsul, responsável pelo projeto juntamente com o corpo docente do curso Enfermeira Pâmela de Souza Almeida, Enfermeira Gicele Renata Teixeira, Enfermeiro Tiago Alves dos Santos, a Coordenadora técnica Enfermeira Stella Guerra e a Coordenadora pedagógica Profª Mnda. Juliana Faoro Gomes Brissov parabenizam os alunos do curso Técnico em Enfermagem e enfatizam que as ações desenvolvidas reforçam junto à comunidade feminina e masculina, a importância dos exames periódicos, para realização do diagnóstico precoce e a desmistificação do preconceito em relação à enfermidade.

De acordo com os professores, a motivação dos alunos que contribuíram na realização da campanha e dos demais participantes, sinalizam a relevância do evento: na última sexta-feira dia 21/10/16 no Curso de Direito; no dia 25/10 terça-feira nos cursos de Estética e Cosmética, Educação Física, Artes Visuais e Ciências Biológicas; no dia 26/10 quarta-feira nos Cursos de Agronomia, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, atingindo toda comunidade acadêmica, para que possam também, orientar também suas famílias, amigos e colegas de trabalho.

Durante a mobilização, foi enfatizada a importância de se conhecer o corpo, de ficar atento às alterações suspeitas nas mamas e foi feita a recomendação da mamografia para as mulheres acima 40 anos, como forma de realizar diagnóstico precoce.

Na ocasião, foi informado que segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Só em 2016, são esperadas 57.960 ocorrências em todo o país. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.

 

Escola Magsul realiza Campanha de prevenção contra o Câncer de Mama.

You May Also Like