ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO E NIA (JUNTOS)

Juntos (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico das Faculdades Magsul).

Lema: 

Juntos aprendemos melhor, juntos melhoramos nossa qualidade de vida, juntos melhoramos o nosso mundo.

As Faculdades Magsul sempre acreditaram em um trabalho conjunto, em uma gestão compartilhada, em uma união para alcançar objetivos maiores, por esse motivo o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade das Faculdades Magsul se chama Juntos. Sempre preocupados em acolher e dar suporte a todos os seus alunos, sem exceção, planejou uma integração entre o apoio psicopedagógico e o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – Juntos.

Essa junção tem por objetivo primordial o acolhimento e a permanência de seus docentes, colaboradores e discentes, portadores de necessidades especiais ou não; fortalecendo as práticas inclusivas.

O Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado e determina que o núcleo trabalha no sentido de eliminar barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência.

O JUNTOS se preocupa com os seguintes tipos de acessibilidade: atitudinal; arquitetônica; metodológica; programática; instrumental; comunicacional; digital.

  • Articular ações, no que se refere às culturas, políticas e práticas de inclusão, de modo a identificar e superar barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência e por aqueles que com estas convivem nas Faculdades Magsul;
  • Articular ações, projetos e programas voltados para a inserção, integração, adaptação, capacitação e promoção do processo de ensino e aprendizagem, bem como da inclusão, acesso e permanência acadêmica;
  • Auxiliar, tanto na parte psicológica em geral, quanto ao desempenho acadêmico dos estudantes;
  • Auxiliar docentes e colaboradores para o equilíbrio emocional e nas relações interpessoais dentro da IES.
  • Orientar os coordenadores de curso, docentes e corpo técnico-administrativo da Instituição sobre a acessibilidade num contexto amplo, englobando todo tipo descrito neste plano.
  • Abranger a temática inclusão como eixo transversal nos eventos organizados para acadêmicos dos cursos de graduação da Faculdades Magsul.
  • Efetuar levantamento das barreiras de acessibilidade arquitetônicas e propor estratégias de melhorias, quando for o caso.
  • Sensibilizar e orientar os professores sobre recursos metodológicos e soluções criativas e utilização de recursos específicos para cada situação de inclusão–acessibilidade.
  • Assessorar e orientar professores e alunos sobre soluções instrumentais (material escolar, de apoio) para a superação das barreiras instrumentais.
  • Acompanhar sistematicamente os alunos com aprendizagens diferenciadas, identificando suas demandas para assessoramento aos docentes e possíveis encaminhamentos a serviços especializados quando necessário;
  • Realizar levantamento das necessidades por parte de alunos, professores e colaboradores dos diferentes dispositivos necessários para eliminar as barreiras de comunicação.
  • Levantar e analisar as necessidades e assessoramento relativo a tecnologias de informação e dispositivos de software para alunos, professores e funcionários com necessidades específicas, bem como propor sugestões em relação à acessibilidade digital.
  • Promover e apoiar campanhas educativas e de mobilização, rompendo as barreiras atitudinais;
  • Propor estratégias pedagógicas a partir da análise dos dados e das pesquisas realizadas pela CPA, com egressos, repetentes e desistentes;
  • Aconselhamento: no que se refere às dúvidas particulares e problemas em que o conselho e as orientações simples podem amenizar a vida cotidiana;
  • Atendimento individual ou em grupo: para esclarecimentos àqueles que precisarem ou que apresentar qualquer problema que interfira na sua adaptação à faculdade;
  • Acompanhamento: verificando e avaliando o processo de desenvolvimento dos acadêmicos, dos docentes e dos técnicos administrativos da instituição servindo como um parâmetro para a avaliação institucional.

Leny Camila Krauspenhar Niz

Qualificação Profissional: Pedagoga

Titulação: Especialista

Juliane Tainara dos Santos

Qualificação profissional: Licenciada em Ciências Biológicas

Titulação: Graduada

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Janaina Ohlweiler Milani

Qualificação Profissional: Advogada

Titulação: Mestra

Aline Manfrin Lopes

Qualificação profissional: Psicóloga

Titulação: Graduada

Titulação: Graduada

Horários de funcionamento (Juntos)

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