↑ Voltar para Artes visuais

Informações do Curso

artes alt

Curso: Licenciatura em Artes Visuais
 Aut. Pela Portaria nº 3.689 de 17/10/2005
Reconhecido Portaria nº 1.710 de 18/10/2010 publicado no DOU nº 201 de 20/10/2010
Diretora: Profª Drª Maria de Fátima Viegas Josgrilbert
Coordenador: Prof. Esp. Genivaldo Antonio Alves
Mantida Pela AESP.
 
 
 
Objetivo geral:   
 
Visa a formação de profissionais docentes que desenvolvam competências e habilidades para atuar no campo das Artes Visuais, com consciência histórica e crítica fundamental ao processo de transformação, para que possam desempenhar adequadamente as atribuições relativas a suas funções de arte-educador. 
 
Objetivos Específicos:
 
=> Formar um profissional na área de artes apto a disputar a inserção no mercado de trabalho para que, em uma ação consciente, seja agente de transformação social, sendo capaz de:
 Estimular o desenvolvimento da educação continuada no setor de artes, incentivando a pesquisa e a construção do conhecimento.
=> Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos em artes visuais por meio de elaborações práticas e teóricas.
=> Investigar a prática social e cultural nos aspectos artísticos, estéticos e históricos abordando a experimentação prática e a reflexão crítica.
=>  Saber respeitar as diferenças culturais, respeitando e valorizando também as diferentes competências e habilidades;, propiciando, como futuro educador, oportunidade a todos.
=> Ser capaz de incluir, através das artes, os portadores de necessidades educacionais especiais.
=> Formar atitudes e valores voltados à comunicação, à sensibilidade, à ética e ao desenvolvimento da imaginação e da criação.
=> Envolver a comunidade, através dos objetivos educacionais, no planejamento de mudanças comportamentais em relação às artes visuais.
=> Atuar de forma competente no ensino das artes visuais, em níveis ajustáveis às diferenças culturais de cada região do país, atendendo aos objetivos específicos de cada nível de ensino, às características das disciplinas, habilitações, áreas de estudo ou atividades, utilizando-se também das novas tecnologias.
=> Compreender as diferentes linguagens visuais como criações simbólicas de culturas diversas, refletindo sobre elas para reconhecer o processo de identidade.
=> Produzir e contextualizar as diferentes linguagens visuais, utilizando-se de diversas técnicas inclusive as eletrônicas.
 
Diferencial do curso de artes:   
 
O Curso de Artes Visuais das Faculdades Magsul pretende que seu currículo seja estruturado de forma interdisciplinar, sabendo-se que a interdisciplinaridade não é um saber único e organizado, nem apenas uma reunião ou abandono de disciplinas, e sim uma nova atitude, uma forma de ver o mundo e de se conceber o conhecimento, que as disciplinas, isoladamente, não conseguem atingir, e que surge da comunicação entre os saberes organizados.
Campos de Atuações
O profissional de Artes Visuais, Magsul recebe conhecimentos durante os três (03) anos de curso para atuar como Professor de Arte Na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Tendo como campos de trabalho a área de designer gráfico podendo exercer sua profissão em diversos setores artísticos como: artista plástico, programador visual de eventos, ceramista, escultor e outras áreas do conhecimento.