Retornar para Estética e Cosmética

Informações do Curso

simbolo estetica
 

Coordenadora do Curso: Prof.ª Mestre Iulle Costa Sanchez

Tecnologia em Estética e Cosmética

Autorização pela Portaria Nº 238 de 5 de março de 2015.

Duração: 6 semestres

  Objetivo: O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética das Faculdades Magsul tem como missão preparar um novo profissional, que ultrapasse o conhecimento informal na área de estética e se destaque no mercado de trabalho pela formaçãoprofissional adequada, com bases científicas que só a educação superior pode oferecer, tendo a preocupação de aliar saúde,beleza e qualidade de vida.

Campo de Atuação: Clínicas médicas e de repouso; Centros de estéticas; Salão de Beleza; Academias de ginástica; Docência; Centros de medicina natural; Promoter de cosméticos equipamentos; Representante de produtos Cosméticos e equipamentos; Spas; Hotéis; Cuidados pré e pós-operatórios; Assessoria técnica de embelezamento.

Apresentação e justificativa

O campo da Estética e da Cosmética vem sendo ampliado, alcançando padrões nunca antes vistos na sociedade em geral. As indústrias têm lançado novos produtos e equipamentos cada vez mais modernos, o serviço tem sido democratizado, atingindo várias parcelas da população, a medicina tem avançado na área, com novos produtos e atendimentos cada vez mais eficientes, causando a explosão do setor industrial dos cosméticos e da procura pelo atendimento especializado. Novas faixas de consumidores, com maior exigência, buscam serviços e produtos para embelezamento, recuperação e manutenção da saúde na área de estética, não justificando que o serviço seja executado por leigos. Portanto, há uma necessidade urgente de profissionais mais preparados para o setor, não só para uso correto de novos equipamentos, mas também do uso adequado dos novos produtos e do atendimento. Em Ponta Porã e região se assiste a abertura de Clínicas de Estética que estão à procura de profissionais qualificados, que ainda são poucos na região. Observa-se que os centros de belezas ficam lotados, principalmente em finais de semana. O que as Faculdades Magsul pretendem é criar um Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e Cosmética, pois se percebea necessidade de formar tecnólogos que atendam às demandas oriundas principalmente, da cidade e da região, para esta promissora área de trabalho. A abertura deste curso também se justifica, pois será o único no sul de Mato Grosso do Sul, uma vez que o mais próximo fica situado na cidade de Dourados, distante 120 Km de Ponta Porã. Com este curso superior, objetiva-se um tecnólogo em Estética e Cosmética, bem preparado, com conhecimentos práticos e teóricos, para atuar com eficiência em Clínicas de Estética, Clínicas de Saúde e Centros de Beleza, uma vez que a região necessita oferecer:

  • Plena formação científica e técnica aos profissionais de

Estética e Cosmética;

  •  Capacitação dos profissionais para o trabalho de assessoria e consultoria nas áreas da Estética e Imagem Pessoal;
  •  Integração multiprofissional com os demais profissionais da área da estética e imagem pessoal, a partir dos conhecimentos teóricos, conceituais e práticos;
  • Promoção do conhecimento de tecnologias emergentes relacionadas à área;
  • E a ampliação do mercado de trabalho para os profissionais de Estética e Cosmética.

A partir desta perspectiva, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética das Faculdades Magsul tem como meta formar profissionais aptos e competentes para um mercado de trabalho em ascensão e crescimento na região. É importante, se justificar ainda que Ponta Porã está situada na região de fronteira com Paraguai e na cidade vizinha de Pedro Juan Caballero/Paraguai contando que muitos cursos na área de saúde têm sido abertos e a maioria dos alunos é de origem brasileira.

Justificativa da importância do curso

As Faculdades Magsul justificam a necessidade do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética pela própria localização da cidade de Ponta Porã, na região de fronteira seca, que divide o território do Brasil com o Paraguai, sobre grande influência ética, ocorre uma diversidade dos padrões de beleza contribuindo para um ensino diferenciado para o profissional de Estética e Cosmética.

Ponta Porã, possui uma vacação aglutinadora do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, diante da necessidade de formação, melhoria, e capacitação dos profissionais na área da beleza, com isso, teoria e prática podem caminhar juntas, oportunizando a faculdade formar um profissional contemporâneo, que percebe que a sua formação não se concretiza apenas durante o curso universitário, mas que o acompanhará pelo resto da vida.

Justifica-se o curso, também, pelo oferecimento de um serviço educacional/profissional, por meio de capacitação continuada e pós-graduação, que a faculdade pode oferecer aos seus egressos e a outros que desejarem, oportunizando, assim, o progresso da sociedade local.

Portanto, um curso universitário deste porte se justifica pela formação de novos profissionais para um mercado crescente e pela atualização dos já existentes, desenvolvendo a capacidade de investigação e o desejo de aprender. Esse posicionamento exige: o domínio da ciência; um conhecimento amplo relativo à área profissional; e o conhecimento do desenvolvimento regional, que deve ser buscado através de uma consistente formação acadêmica multifuncional com ênfase na pesquisa, que o destaca pela busca constante de informações e pelo contínuo aprofundamento nos estudos.

A região e o país necessitam melhorar a qualidade de vida e os Índices sociais dos seus habitantes, pois o desenvolvimento econômico passa necessariamente, e fundamentalmente, por um processo de aprimoramento e expansão nas áreas de educação, de saúde e de serviços.

Ao se focalizar a região onde a faculdade está inserida, percebe- se ainda a carência de cursos superiores, principalmente em Mato Grosso do Sul. Ao mesmo tempo em que se percebe o crescimento da oferta de cursos superiores no Paraguai e a procura desses cursos por alunos brasileiros. Portanto, este curso é indispensável para o crescimento educacional, econômico e social da fronteira, garantindo o progresso da região e do País.

Objetivo geral

O objetivo do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética das Faculdades Magsul é formar, em nível superior, tecnólogos em estética e cosmética, que atenda más demandas sociais oriundas desta profissão com: habilidades e técnicas de embelezamento para a promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele e estética humana como um todo, dominando o uso de produtos, procedimentos, equipamentos e tecnologia cosmética e dermatológica,além de ampliar conhecimentos de gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial e capilar, comum a base sólida capaz de aliar a teoria com a prática.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos deverão estar contemplados nos objetivos gerais de cada disciplina que compõe a matriz curricular deste curso e constar das ementas das disciplinas se integrando de forma interdisciplinar. Estes objetivos deverão se transformar em competências e habilidades construídas ao longo do curso.

Entre eles destacamos:

  • Aplicar técnicas de limpeza da pele e da maquiagem no tratamento estético facial, utilizando materiais e equipamentos adequados a cada procedimento estético;
  • Elaborar programa para acompanhamento do cliente submetido a tratamento estético;
  • Aplicar, com segurança, procedimentos estéticos relativos ao campo de atuação, visando à manutenção e à recuperação da saúde da pele;
  • Selecionar, indicar e utilizar tecnologia de cosméticos, equipamentos e produtos de uso em estética humana disponíveis no mercado;
  • Atuar nos limites de sua competência, encaminhando ao profissional específico em afeções cutâneas e doenças dermatológicas os casos que demandarem cuidados especiais;
  • Conhecer as tecnologias disponíveis em sua área de competência para discernir entre as várias opções de compra de equipamentos e materiais, considerando a relação custo/benefício deles;
  • Verificar a real eficácia dos equipamentos e materiais utilizados de modo que dinamize o uso com precisão, busque a qualidade e conheça as contraindicações deles;
  • Atuar em conjunto com outros profissionais na elaboração de programas de saúde social preventiva e reabilitadora, visando ao binômio Saúde/Beleza das pessoas.
  • Realizar com o auxílio de cosméticos, cosmecêuticos e equipamentos de eletroestimulação, tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares.
  • Operar equipamentos eletrônicos que auxiliem em tratamentos estéticos.
  • Os objetivos devem evoluir de acordo com design ao lado que apresenta uma proposta de desenvolvimento cognitivo espiralado: conhecer, compreender, analisar, sintetizar, avaliar e transformar.

Estética capilar

Ser capaz de:

  • Atuar multidisciplinarmente no segmento da estética, beleza e imagem pessoal.
  • Avaliar os tipos de pele de couro cabeludo e haste capilar.
  • Realizar a higienização da pele do couro cabeludo e haste capilar.
  • Realizar massagem e drenagem linfática da cabeça e cabelo.
  • Realizar procedimentos estéticos superficiais e orientar o uso de cosméticos.
  • Aplicar recursos elétricos não invasivos em estética capilar
  • Aplicar terapias alternativas, assim como técnicas que utilizem recursos naturais.
  • Conhecer a fisiologia da pele do couro cabeludo.
  • Reunir dados específicos de clientes para estudo de casos clínicos.
  • Avaliar tipos de pele do couro cabeludo.

•             Compreender as reações físicas, químicas e mecânicas acometidas na haste e couro cabeludo.

•             Reconhecer e analisar diferentes tipos de patologias capilares.

•             Avaliar e tratar esteticamente problemas causadas no couro cabeludo.

Estética corporal

Ser capaz de:

  • Atuar multidisciplinarmente no segmento da estética, beleza e imagem pessoal.
  • Avaliar desordens estéticas corporais.
  • Executar procedimentos estéticos que promovam melhora do contorno corporal.
  • Realizar massagem e drenagem linfática corporal com objetivo estético e relaxante.
  • Aplicar recursos elétricos não invasivos em estética corporal.
  • Melhorar a qualidade da pele no pré e pós cirúrgico estético.
  • Aplicar terapias alternativas, assim como técnicas que utilizem recursos naturais.
  • Realizar pratica de exame físico corporal
  • Avaliar os sinais vitais, teoria e avalição pratica
  • Conhecer e realizar avaliação antropométrica (IMC, dobras cutâneas, percentual de gordura, avaliação de edemas)
  • Conhecer e aplicar técnicas de diagnóstico de lesão cutânea;
  • Avaliação da pele no âmbito corporal
  • Realizar pratica de registro e documentação de avaliação corporal
  • Diagnosticar e classificar os graus de lesão cutânea (hipolipodistrofia e estrias)
  • Utilizar e conhecer os equipamentos de eletroestimulação corporal usados na estética, seus princípios bioquímicos, biofísicos e fisiológicos.
  • Identificar os aspectos físicos necessários para a compreensão da aplicabilidade de cada equipamento para tratamento corporal.
  • Desenvolver habilidades no manuseio dos equipamentos de eletroestimulação corporal.
  • Conhecer as indicações e contraindicações dos equipamentos para tratamentos corporais.

Estética Facial

Ser capaz de:

  • Atuar multidisciplinarmente no segmento da estética, beleza e imagem pessoal.
  • Avaliar os diferentes tipos de pele e orientar uso de cosméticos.
  • Realizar a higienização e limpeza da pele.
  • Em conjunto com outros profissionais, restabelecer as funções normais da pele.
  • Realizar procedimentos superficiais na acne, revitalização,
  • Hidratação e clareamento da pele.
  • Aplicar recursos elétricos não invasivos em estética facial.
  • Realizar massagem e drenagem linfática facial com objetivo estético e relaxante.
  • Aplicar procedimentos que visem melhorar a qualidade da pele no pré e pós cirúrgico estético.
  • Aplicar terapias alternativas, assim como técnicas que utilizem recursos naturais.
  • Utilizar e conhecer os equipamentos de eletroestimulação facial usados na estética, seus princípios bioquímicos, biofísicos e fisiológicos.
  • Identificar os aspectos físicos necessários para a compreensão da aplicabilidade de cada equipamento para tratamento facial.
  • Desenvolver habilidades no manuseio dos equipamentos de eletroestimulação facial.
  • Conhecer as indicações e contraindicações dos equipamentos para tratamentos faciais.
  • Diagnosticar alterações cutâneas.
  • Estudar diferentes biotipos cutâneos.
  • Aprender a diferenciar alterações na pele.

Perfil profissional

O Tecnólogo em Estética e Cosmética formado pelas Faculdades Magsul dever estar habilitado a operar com destreza equipamentos, realizando treinamento institucional em atividades de ensino e de pesquisa, auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética, assim como dever ter condições de atender clientes e pacientes voltados para a estética corporal, capilar e facial objetivando a qualidade de vida e uma gestão de qualidade. Deve ainda estar atento ás transformações que ocorrem no mundo, do avanço da tecnologia e sua complexidade, além de procurar suprir a presente e crescente demanda por profissionais com alta qualificação para atender a um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Sendo assim, o egresso do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética será um profissional apto a atuar na aplicação adequada de técnicas e terapias voltadas ao segmento da estética e cosmética, com capacidade de desempenhar estudos de novas tendências e melhor aplicabilidade de produtos e processos terapêuticos, a partir do reconhecimento dos problemas do mundo presente a nível nacional, e principalmente regional, proporcionando assim a prestação de serviços qualificados a sociedade, que vive uma continua transformação política, econômica e social.

Para garantir que o perfil profissional proposto seja atingido, as Faculdades Magsul compreende que o curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia é específico no estudo da pele e seus anexos, tendo em sua grade curricular todas as ciências necessárias para habilitar e fundamentar todas as práticas da profissão. Essas práticas são desenvolvidas em laboratórios específicos para atuar no atendimento facial, corporal e capilar. Na grade curricular constam disciplinas da área da saúde como anatomia, citologia, histologia, fisiologia, psicologia, gestão, dermatopatologia, química e bioquímica, eletroterapia, cosmetologia, prática ambulatorial e outras.

Nesse contexto, o aluno de cosmetologia e estética possui uma série de exigências que perduram até o final do curso: atividades extracurriculares, cumprimento de disciplinas teóricas e práticas, avaliações formais teorias e práticas, e deverá realizar TCC (trabalho de conclusão de curso) para obtenção do diploma.

Garantindo ao concluinte do curso um Perfil profissional capaz de:

  • Identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos.
  • Aplicar técnicas de visagismo e maquiagem.
  • Utilizar equipamentos específicos para cada procedimento estético.
  • Elaborar e aplicar programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos.
  • Propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estético inovadores, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade.
  • Planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética.
  • Avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.
  • Continuar os estudos e qualificação em cursos de Pós-graduação Interdisciplinar na área de Saúde e Ciências Biológicas, entre outras.