Perfil profissional

 

     Enquanto ser humano jamais aceitei que minha presença no mundo e minha passagem por ele fossem preestabelecidas.

Paulo Freire

Partindo-se da amplitude da profissão do pedagogo na sociedade atual, e tendo em mente, as habilidades e competências que se precisa construir; a equipe pedagógica do Curso de Pedagogia das Faculdades Magsul procurou traçar o perfil profissional esperado. Sabendo-se que esta é uma tarefa complexa em virtude do mercado globalizado e da velocidade das mudanças no campo das informações que acontecem de forma cada vez mais rápida.

Acredita-se ser necessário que o discente do Curso de Pedagogia construa um pensamento com base nas três modalidades temporais (passado, presente e futuro). Primeiramente, adquirindo o conhecimento histórico relativo ao campo da educação, para a formação da sua consciência sócio-histórica – dimensão do passado. Depois, conhecendo a dimensão atual da profissão que o leva a reflexão sobre ela – presente. Para finalmente poder pensar no futuro, enxergando à frente, as mudanças no campo da sua profissão. A construção do conhecimento por parte desse futuro profissional dar-se-á, basicamente, através da pesquisa, pela qual poderá interagir com a realidade local e com os demais indivíduos envolvidos no processo educativo, relacionando às situações do cotidiano de sala de aula, das unidades escolares e dos demais processos educativos, aos conhecimentos didáticos e teóricos, utilizando-se dos recursos oferecidos pelas novas tecnologias, compreendendo o aluno a partir da sua cultura de origem e a escola como uma organização complexa cuja função é promover uma educação cidadã respeitando os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização, da democratização, da pertinência e relevância social, da ética e da sensibilidade afetiva e estética.

Para tanto, procurar-se-á garantir um ensino de qualidade, pautado na investigação, na realidade do aluno e dos ambientes educacionais e buscando, a partir dessa realidade, a problematização de situações que proporcionem a construção do conhecimento e a possibilidade de intervenção da realidade através de projetos em parceria com a comunidade.

Para formação do perfil profissional do pedagogo é central:

  • o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
  • a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
  • a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.

         Ao serem construídas as competências e habilidades previstas para o curso de Pedagogia do Instituto Superior Magsul, das Faculdades Magsul, pretende-se a formação de um profissional consciente da sua identidade e do seu papel no contexto da sociedade, possuindo uma atitude reflexiva, questionadora, crítica e equilibrada perante a ação pedagógica.

O pedagogo, de acordo com este novo perfil, poderá atuar em conformidade com a resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006 e em conformidade com a resolução CNE/CP Nº 2, de 01 de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 

Desta maneira compreendemos que a ação do pedagogo inclui diversas complexidades, como:

Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; na Educação de Jovens e Adultos; na Educação Especial; na Educação Tecnológica e na Gestão Educacional: entendida como organização do trabalho educacional, conforme o Parágrafo único (incisos I, II, III) do Art. 4º, da Resolução CNE/CP 1/2006:

I – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

II -planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

III – produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não escolares.