↑ Voltar para Pedagogia

Brinquedoteca

O Curso de Pedagogia das Faculdades Magsul, propõe o desenvolvimento do projeto “Brinquedoteca e Ludicidade”.
Certo da responsabilidade social para com a comunidade de Ponta Porã, a Faculdades Magsul, através do curso de Pedagogia, propõe a realização do Projeto Brinquedoteca, em parceria com o Hospital Regional Dr. José de Simoni Neto, uma vez que é de suma importância ao educador construir conhecimentos sobre o universo infantil, destacando a presença do lúdico. O Projeto visa inserir acadêmicos de Pedagogia e de outros cursos que queiram participar, em ambientes onde a presença de crianças é significativa, utilizando-se de referenciais teóricos que instrumentalizem o futuro professor para atuar de forma criativa em situações diversas, em espaços formais e não formais.
 Busca-se, através de brinquedos, brincadeiras e contação de histórias infantis, jogos musicais, expressividade e teatro colaborar com a brinquedoteca existente no Hospital Regional. Sabe-se que os jogos infantis, as brincadeiras, brinquedos, atividades lúdicas, oportunizam a criança a encontrar respostas a várias indagações, levando-a construir sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca, adquire experiências brincando e desenvolve habilidades. A brinquedoteca do referido hospital, é um espaço onde os pacientes aprendem a compartilhar brinquedos, histórias, emoções, alegrias e tristezas. Diz-se que “brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano.”
                   O brincar é essencial para a criança, mas quando sua rotina é obstruída pela internação hospitalar, pode provocar danos e, muitas vezes, marcar para sempre sua vida.  Pesquisas recentes em diversos hospitais revelam como as atividades lúdicas ajudam na recuperação de crianças internadas, melhorando o humor e o estado emocional, a interação com acompanhantes, ameniza a dor e queixas por estar em ambiente hospitalar. O Projeto Brinquedoteca, busca colaborar com tal demanda, oferecendo atividades e contribuindo, ainda que de forma acanhada, na melhoria da qualidade de vida das crianças internadas do Hospital Regional Dr. José de Simoni Neto.
 
Projeto Brinquedoteca 1º semestre de 2015
 
Brinquedoteca 2016
IMG-20160825-WA0064 IMG-20160826-WA0108 IMG-20160826-WA0109 IMG-20160826-WA0110 IMG-20160826-WA0111 IMG-20160826-WA0112
 
VOLTAR