Na tarde desta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2017, os estudantes do Curso de Agronomia participaram de uma aula prática na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada em Sanga Puitã, onde tiveram a oportunidade de conhecer o processo de reciclagem e um pouco mais do Sistema Campo Limpo.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Geraldo Cardoso de Almeida Junior, Engenheiro Agrônomo e Responsável Técnico pela Unidade, destaca a importância do aprendizado e consciência dos aos futuros profissionais que irão orientar os produtores rurais na destinação das embalagens vazias de agrotóxicos e contribuindo para melhoria do meio ambiente agrícola e agronegócio regional. Para o Prof. Juliano Lopes, Coordenador do Curso de Agronomia, o posto de recebimento de embalagens de Ponta Porã contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, já que o produtor tem que devolver todas as embalagens usadas de agrotóxico uma vez que a falta deste procedimento pode caracterizar um crime ambiental. O estudante Elvio Ferreira Rodrigues, observou que a responsabilidade do profissional em Agronomia é maior que a venda e orientação técnica do uso do agrotóxico ao produtor rural, vai além disso, é necessário orientar sobre a tríplice lavagem e o descarte correto das embalagens vazias.