No dia 24/08/17 aconteceu nas Faculdades Magsul uma oficina prática abordando técnicas de Imagem pessoal e consultoria utilizando técnicas de Visagismo para o curso de Estética e Cosmética, a palestrante foi a docente e coordenadora de curso Yulle Costa.

A palestra de Visagimo e Imagem pessoal, mostra que a consultoria é uma profissão que exige técnica e profissionalismo, com esta formação estará apto a atender as exigências do mercado. O programa visa abordar os principais aspectos teóricos e práticos que envolvem a profissão do Consultor de Imagem e tem como objetivo habilitar os participantes a definir a imagem apropriada de seus clientes através da análise correta das características físicas e estilo pessoal. O curso também irá capacitar os participantes a analisar, coordenar e planejar compras de peças de vestuário, através da compreensão das necessidades, preferências e estilo de vida de seus clientes.

O curso abordará conhecimentos teóricos, a cada explicação, as acadêmicas deverão praticar em dupla os conceitos, realizando as análises da imagem umas nas outras.

O visagismo, que apareceu pela primeira vez na França, consiste em valorizar a beleza de cada pessoa buscando os seus melhores aspectos baseada em sua personalidade e características físicas. A ideia é que cada pessoa tem uma beleza única e que pode ficar ainda mais incrível se receber os cuidados e as orientações de um profissional especializado. Com o visagismo é possível entender que não adianta querer copiar o corte de cabelo da moda, a roupa da atriz da novela, o tom de cabelo da cantora de sucesso e os acessórios que aparecerem na TV. Apesar de ficarem lindos em outras mulheres nem sempre será a melhor opção para o seu biótipo. Traços da sua personalidade e características como a sua estatura e peso podem esconder, sem que você perceba, quais são as opções que valorizam sua beleza e te fazem única. As técnicas de visagismo são muitas e variam de acordo com cada profissional da área. O certo é que, na maioria delas, uma conversa inicial com o visagista pode ser o primeiro passo para um processo de transformação. As próximas etapas geralmente incluem estudos personalizados do seu estilo de vida, suas preferências de vestuário e até mesmo sobre os seus objetivos de vida. Esse conjunto de técnicas visa adequar a imagem do indivíduo, de acordo com sua personalidade, e promovendo a inclusão social, pois este indivíduo passa a expressar sua personalidade de modo que não desvirtue dos padrões sociais estabelecidos, para que a pessoa não se sinta excluída do convívio social.