Professores, estudantes e profissionais da área administrativa e contábil participaram do IV Encontro Acadêmico de Administração e Ciências Contábeis (EAACC), que foi realizado de 25 a 29 de abril, em Ponta Porã. Na segunda-feira (25), dia da abertura do evento, também foi comemorado o Dia do Profissional de Contabilidade.

O encontro começou com a palestra “Transparência no Setor Público: Desafios e Realidade”, proferida pela Professora Cláudia Ferreira da Cruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com enfoque na gestão pública, a palestrante demonstrou que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que está fazendo, como faz, por que faz, quanto gasta bem como os caminhos que estão sendo considerados para proporcionar o bem-estar social aos cidadãos.

Segundo a professora, as questões abordadas na palestra dizem respeito à Accountability e “não estão restritas a prestação de contas em termos quantitativos, mas devem englobar os resultados obtidos com as obras realizadas, a publicidade devida ao que foi conquistado, além de justificar a sociedade as ações que ficaram aquém do planejado”, esclarece.

O IV EAACC é organizado anualmente pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ponta Porã, e pelas Faculdades Integradas de Ponta Porã (FIP/Magsul). O evento teve ainda seminários e minicursos no dia 28/04 com profissionais de destaque na área.

De acordo com o Professor Júlio Cezar Iácia, coordenador do curso de Administração da FIP/Magsul, a responsabilidade ética do profissionais de Administração e contabilidade será o “cerne” dos debates que serão realizados no evento.

Entre as palestrantes, estiveram presentes Pró-Reitora de Desenvolvimento Humano e Pessoal da UEMS, Adriana Rochas de C. Frugulli Moreira no dia 26/04, e a Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Patrícia Maria Bortolon no dia 17/04.

A presença do alunos foi uma surpresa com a presença de 340 pessoas que lotaram os dois auditórios da instituição.