Aula prática com os acadêmicos do 1º semestre da Agronomia na Fazenda Escola – dia 18/03, período vespertino, das 13h as 17h com o objetivo geral de conhecer um ambiente de produção rural.

Justificativa

O agrônomo atua em todas as etapas da produção e comercialização dos produtos, acompanhando desde o plantio até o armazenamento e distribuição da mercadoria ou, no caso de animais, do controle de doenças, reprodução e abate.

As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o acadêmico amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem numa propriedade rural.

O ensino das disciplinas ‘Tópicos Especiais em Agronomia’ e ‘Projeto de Pesquisa Interdisciplinar I – PPI-I’ procuram apresentar ao acadêmico o ambiente de produção rural, levando em consideração aspectos relacionados a biologia, a física, a zoologia geral, a biologia e a química entre si e com o cotidiano de uma atividade agropecuária.

As reflexões e discussões em sala de aula e também nas atividades práticas são propostas a fim de que esses estudantes desenvolvam uma reflexão crítica sobre o engenheiro agrônomo, suas relações com o meio onde vive e das transformações que acontecem pela atuação profissional.

A realização das atividades práticas na Fazenda Escola tem por objetivo despertar a curiosidade e, consequentemente, o interesse do acadêmico, visto que a vivencia de situações reais pode facilitar, entre outros fatores, a observação de fenômenos estudados em aulas teóricas. O uso deste ambiente rural também é positivo quando a prática proporciona uma reflexão sobre o contexto histórico-tecnológico da fazenda, relacionando o aprendizado do conteúdo de forma que o conhecimento empírico seja testado e argumentado, para enfim acontecer a construção de idéias.

Objetivos

  •   Apresentar ao acadêmico uma propriedade rural e identificar algumas tecnologias ligadas ao sistema de produção agrícola;
  • Identificar o papel do engenheiro agrônomo nas diversas etapas da produção rural;
  • Refletir sobre o autoconhecimento pessoal e a profissão do engenheiro agrônomo.

 Metodologia

A aula prática foi realizada no dia 18 de março de 2017, período vespertino, na Fazenda Escola das Faculdades FIP/Magsul,com o propósito de conhecer um ambiente de produção rural, com os acadêmicos do 1º semestre de Agronomia. Na atividade, foram observados o sistema de plantio (soja e milho), máquinas e implementos agrícolas, barracão de máquinas agrícolas, desenvolvimento das culturas de soja e milho na safrinha.

Imagens e Anexos

CONHECENDO AMBIENTE RURAL CONHECENDO AMBIENTE RURAL1 CONHECENDO AMBIENTE RURAL2 CONHECENDO AMBIENTE RURAL3 CONHECENDO AMBIENTE RURAL4