O que é arte? Por que o homem cria arte? Poucas perguntas são capazes de provocar um debate tão caloroso e resultar em tão poucas respostas satisfatórias. Mas se não conseguimos chegar a uma conclusão definitiva, há, no entanto, muitas coisas que podemos dizer. Certamente uma das razões pelas quais o homem cria é o impulso irresistível de reestruturar a si próprio e ao seu ambiente de forma ideal.

Entre os dias 29 de maio a 01 de junho, o Curso de Artes Visuais das Faculdades Magsul esteve em contato direto com a Arte, visitando os espaços culturais em São Paulo/SP.  A Arte se fez presente em todos os espaços visitados, começando com uma viagem em que o Belo e o Feio se tornaram uma questão do gosto…  Entre tantos lugares que abrigam arte, destacamos alguns pontos: Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Ipiranga, MASP (Museu de Arte de São Paulo), Catedral da Sé, Mosteiro de São Bento e Parque do Ibirapuera (MAM e Museu Afro).

Algumas vezes pensamos que a arte é algo distante de nossa realidade, mas, percebemos que podemos ver e apreciar obras/artistas que jamais imaginaríamos ter a oportunidade de vê-los frente a frente. Nesta visita artística/cultural, alguns artistas fizeram-se presentes, tais como: Juan Miró, Cândido Portinari, Anita Malfati, Alfredo Volpi, Ruben Valentin, Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Alex Vallauri, Andy Warhol, entre outros…

A realidade apresentada por diversos artistas de diferentes períodos nos faz refletir como a arte é fundamental para expressar sentimentos e idéias de um povo, uma época, história… E essa história é que iremos redescobrir em nossa próxima viagem “Barroco Brasileiro/MG”.

 

Genivaldo A. Alves

Coordenador do Curso de Artes Visuais